Educação infantil
ESTADO E PODER
As origens do federalismo
PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL Eduardo Vieira de Paula
Manaus 2014
ESTADO E PODER
As origens do federalismo
MANAUS-AM
2014
SUMARIO
INTRODUÇÃO 4
AS ORIGENS DO FEDERALISMO 5
FEDERALISMO NO BRASIL 7
FEDERALISMO E A NOVA ORDEM GLOBAL 10
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 13
INTRODUÇÃO
Visando a compreensão da origem política de nosso país e as influencias sofridas no seu processo de formulação de Constituição. Este conforme veremos se deu através do federalismo, estes se identificam dois tipos básicos:
O primeiro é o federalismo por agregação que tem por característica a maior descentralização do Estado, no qual os entes regionais possuem competências mais amplas, como ocorre nos Estados Unidos da América do Norte.
O segundo é o federalismo por desagregação, onde a centralização é maior. O ente central recebe a maior parcela de poderes, como é o caso da federação brasileira.
Poderá observa sua origem histórica e a influencia exercida não somente no Brasil, mas no mundo todo.
AS ORIGENS DO FEDERALISMO
Federalismo é tido como uma forma de governo nos quais vários estados se reúnem numa só nação, sem perda de sua autonomia fora dos negócios de interesse comum.
A primeira experiência prática de federalismo se deu mesmo nos Estados Unidos da América, após a revolução que tornou as treze colônias norte americanas, independentes da Inglaterra em 1776.
Mesmo depois de conquistarem a independência, os Estado ainda se sentiam vulneráveis no que diz respeito aos seus territórios, temendo eventual retaliação da metrópole. Em face de isto, os Estados decidiram formar uma união visando à proteção mútua, no entanto, mantendo a segurança e liberdade tanto interna como externa. Com isso, no ano de 1777 o