Fichamento - Efeitos Sociais
Curso: Comunicação Social/ Habilitação em Rádio e TV – 2º Semestre
Docente: Nisia Rizzo
Discente: Darli Lima Alves
Disciplina: Teorias da Comunicação I
FICHA DE LEITURA No. 4
Referência:
GOMES, Itania Maria Mota. Efeitos Sociais; In: Efeito e recepção. RJ E-papers Serviços Editoriais Ltda 2004. PP.53-98.
Notas sobre o Autor:
Itania Maria Mota Gomes é professora adjunta do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 1992. Graduada em Jornalismo e em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Mestre e doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Realizou pós-doutorado na Université Sorbonne-Nouvelle Paris III, entre 2006 e 2007.
Objetivo do texto:
Evidenciar os efeitos que os meios de comunicação de massa exercem sobre cada indivíduo em sociedade, sendo que através do funcionalismo conclui-se que, nem sempre haverá entre os media e os espectadores influência que provocam ações positivas.
Argumentação central:
Ao iniciar a autora nos apresenta a Teoria Funcionalista que traz um estudo sociológico no campo da comunicação de massa que busca um esclarecimento para manter o equilíbrio entre os indivíduos, o veículo e o sistema de transmissão. A segunda teoria em questão é a de usos e gratificações, responsável pela compreensão de como as pessoas faz uso dos media. Essa surge com o objetivo de permitir a compreensão da problemática dos efeitos no processo comunicativo dependendo das necessidades particulares e individuais dos receptores.
Citações:
“[...] os media ‘criam’ a cultura, o ambiente simbólico e cognitivo no qual os indivíduos vivem.” (p.54) “[...] os meios de comunicação de massa são um reflexo do sistema social mais amplo e são analisados na perspectiva do equilíbrio e do funcionamento da sociedade.” (p.54)
“[...] o conceito de função adotado pela sociologia funcionalista implica o abandono da ideia de