Logistica na construção civil
ESCOLA TÉCNICA “PROFESSOR JAIRO GROSSI”
ALEANDRO MOURA LOURENÇO
LOGÍSTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
CURSO TÉCNICO EDIFICAÇÕES
CARATINGA / MG
2011
ANO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE CARATINGA
ESCOLA TÉCNICA “PROFESSOR JAIRO GROSSI”
ALEANDRO MOURA LOURENÇO
GERENCIAMENTO DE PRODUÇÃO
LOGÍSTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho apresentado à Prof. Luciane como exigência parcial para obtenção de nota na disciplina de Gerenciamento de Produção no curso de Técnico em Edificações.
CARATINGA / MG
2011
INTRODUÇÃO
A logística é a função sistêmica de otimização do fluxo de materiais e informações de uma organização. Integra duas ou mais atividades gerenciais e operacionais, planejando e implementando o fluxo de materiais e informações. A logística tem origem francesa e vem do verbo "loger" (alojar). Usado como termo militar seria a arte de transportar, abastecer e alojar tropas. Em termo mais amplo logística é a arte de administrar o fluxo de materiais e produtos da fonte até os usuários.
A logística é a área funcional presente nas organizações que integra o fluxo de informações e o de materiais na busca da eficiência e eficácia das operações. Essa é uma busca que aplica-se de excelente forma para resolver os maiores problemas da construção civil relativos a produtividade ou em outras palavras ao desperdício de material e mão-de-obra.
A logística tem sido mais aplicada na distribuição de mercadorias visando a satisfação do atendimento ao cliente pelas empresas de bens de consumo não durável. No setor da construção civil o enfoque logístico se dá com um maior ênfase no suprimento da obra relativo a movimentação de cargas de forma mecanizada. O baixo custo mão-de-obra brasileira permite o desperdício na sua utilização. Uma das características desse desperdício é a constância