LOGÍSTICA APLICA À CONSTRUÇÃO CIVIL
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
LOGÍSTICA APLICA À CONSTRUÇÃO CIVIL
CURITIBA
2010
CRISTIAN FELIPE RIGO
ALISSON ZILIO
FERNANDO CAETANO
OTTO
LOGÍSTICA APLICA À CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho acadêmico apresentado como requisito para obtenção de nota parcial no programa de aprendizagem de Transportes e Logística do curso de Engenharia de Civil do Centro de Ciências Exatas da Pontifícia Universidade Católica.
Orientador: Prof. Lucas.
CURITIBA
2010
CROSS DOCKING
O cross docking define-se como um sistema de distribuição, no qual a mercadoria recebida num armazém ou centro de distribuição, não é estocada como seria prática comum até há pouco tempo, mas sim imediatamente, ou pelo menos, o mais rapidamente possível, preparada para o carregamento e para a distribuição ou expedição a fim de ser entregue ao cliente ou consumidor.
Mais resumidamente, o cross docking é a transferência ou movimento dos produtos ou mercadorias do ponto de recebimento ou recepção, directamente para o ponto de expedição e entrega, com tempo em stock limitado ou se possível nulo, permitindo que os responsáveis pelos centros de distribuição, se concentrem no fluxo de produtos ou mercadorias e não na armazenagem das mesmas.
O cross docking pelas razões apontadas acima também é conhecido por sistema de distribuição “flow through”.
O sistema tradicional de processamento de mercadorias em armazéns e ou centros de distribuição é um sistema que se caracteriza por uma “desorganização controlada” onde frequentemente os serviços ou actividades decorrem de forma desarticulada, sem organização e com custos mais operacionais decorrentes mais elevados, ou seja a prestação de um mau serviço. A técnica cross docking surge como uma evolução em todo o processo logístico em parte contribuindo para a complexidade da máquina