educação infantil
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
GABRIELA BEATRIZ LUIZ
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL
O brincar E A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Uberlândia
2014
GABRIELA BEATRIZ LUIZ
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL
O brincar E A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Educação inclusiva e língua brasileira de sinais(LIBRAS). Educação de Jovens e Adultos. Processos Escolares de Inclusão. Projeto de Ensino em Educação.
Uberlândia
2014
INTRODUÇÃO
O brincar é considerado uma atividade social e cultural, e este espaço devem ser construídos na escola para e pela criança. Não podendo ser pensado nas instituições de educação como uma atividade de descanso entre uma atividade dirigida e outra. É muito mais do que isso e precisa estar integrado na proposta pedagógica da escola, ocupando um lugar concomitante a outros, não estando desvinculado das demais atividades da instituição. Pois a educação está oportunizando transformações no refletir da criança e percebe-se que a sua maneira de contemplar o mundo já não é mais o mesmo. É nesse ponto de vista que se apresenta a educação Infantil: a oportunidade de oferecer às crianças uma nova infância. Uma infância que tem de ser sagrada em seus interesses e curiosidades, em que a criança deve brincar muito e, por meio da brincadeira, desenvolver suas potencialidades.
Sabe-se que a criança possui necessidades e características particulares e a escola desempenha uma importante função nesse aspecto, que é apresentar um espaço favorável às brincadeiras associadas a circunstâncias de aprendizagem que sejam