metodos redox
CQA
Relatório
Trabalho realizado por: Fábio do Rio N:8 11º PQA
Nome: Determinação da acidez do leite
Data:
Objetivo: A determinação da acidez é feita com hidróxido de sódio (NaOH), utilizando como indicador ácido-base a fenolftaleína.
Introdução:
O leite é um alimento de alto valor nutritivo. Por isso é muito importante na alimentação humana. O leite recém ordenhado apresenta-se ligeiramente ácido, com pH variado (6,5 – 7). Entretanto, quando o leite é obtido sob condições de pouca higiene e refrigeração, há um aumento dos ácidos orgânicos na sua composição, sobretudo ácidos lácteos que são produzidos pela fermentação da lactose por micro-organismos. Nesse caso tem-se a acidez adquirida do leite, que em conjunto com a acidez natural cria a designada acidez real do leite.
A determinação da acidez do leite é frequentemente utilizada como forma de fornecer dados sobre o estado de conservação do produto. O método mais comum de determinação de acidez consiste em titular uma amostra de leite, utilizando como indicador uma solução alcoólica de fenolftaleína, até o aparecimento da coloração rósea. A acidez nesse caso pode ser expressa em percentagem de ácido lácteo.
Protocolo experimental
Materiais:
.suporte universal
. Bureta
. gobelé
. balão de erlenmeyer
. pipeta
. vareta
. macro- controlador
Reagentes:
. leite
. Naoh 0,1 mol/dm3
Procedimento:
1. Preparar a solução de NaOH.
2. Transferir para uma pipeta,10 ml de leite para o balão de erlenmeyer.
3. Adicionar 2 gotas do indicador de fenolftaleína.
4. Titular com a solução de NaOH 0,1 mol/dm3 até ficar com uma cor rosa clarinho.
5. Realizamos 3 ensaios.
6. Registar os volumes de NaOH.
Resultados da acidez