educação infantil
Nome : Explorando elementos naturais
Materiais necessários: elementos naturais diversos, papeis tesoura, cola, plásticos para armazenamento, pás para coleta, pincel, garrafas pet, fitas adesivas e gravuras.
Objetivos:
VIVENCIAR E VALORIZAR ATITUDES DE ORGANIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE OBJETOS E ESPAÇOS DE USO INDIVIDUAL E COLETIVO, DENTRO E FORA DA INSTITUIÇÃO.
- Conhecer a diversidade dos ambientes e das paisagens naturais.
- representar ambientes e paisagens de diferentes formas, - Observar os modos de interagir e modificar os ambientes.
- refletir sobre is efeitos da ação do homem como agente transformador da paisagem.
- compreender a importância do meio ambiente e desenvolver hábitos de preservação.
- identificar hábitos e modos de vida dos seres vivos e suas inter- relações.
- valorizar os produtos feitos sem danos ao meio ambiente e à saúde humana.
Desenvolvimento.
Etapa 1- iniciar a sequencia mostrando algumas imagens , fotografias de ambientes naturais, instigando as crianças a observarem componentes naturais das paisagens, relacionando com o meio ambiente que já conhecem. Em seguida, realizaremos um passeio pela escola observando nosso ambiente como as plantas, pedras árvores insetos e fazer uma pequena coleta desses objetos, colocar tudo em uma caixinha.
Etapa 2 – fazer uma roda de conversa sobre os objetos coletados mostrar a caixa de coleta conversar sobre os elementos naturais. Construir um cartaz com alguns desses objetos coletados.
Etapa 3- exploraremos o elemento terra na roda de conversa, instigando as crianças a refletir sobre a importância da terra para a vida dos seres vivos em geral. Com gravuras mostraremos plantações, animais que vivem na terra, objetos feitos de barro ( como tijolo, vasos por exemplo.) misturando terra com água as crianças farão uma pintura em papel sulfite utilizando a tinta produzida desta mistura.
Etapa 4: englobando e ter-relacionando os aspestos e modo de vida geral, mostrar a