biomecanica-andebol e dimensões
Departamento de Educação Física e Desporto
Análise do Movimento e da Performance Desportiva
3º Ano – 1º Semestre
2012/2013
As medidas antropométricas podem “fazer a diferença” em algumas tarefas motoras facilitando ou dificultando o seu desempenho
Docente: Professora Ana Luísa Correia
Discente: Albino Emanuel Paulino da Silva Freire Bárbara
Universidade da Madeira, janeiro de 2013
Índice
1. Introdução
Cada individuo é possuidor de fatores endógenos especiais, quando submetidos às exógenas ideias, permitem antever um desempenho desportivo de grande nível (Cunha, 1988, citado por Silva, 2009). Nos fatores endógenos o autor destaca os potenciais físicos, genéticos, psíquicos, bem como a tendência natural. Nos fatores exógenos são citados fatores como condições de treino, competição vida privada ou condições ambientais.
No desporto moderno de alto nível procura-se melhorar a cada dia, ir em busca de records e alcançar os melhores resultados em todas as competições. Treinadores procuram identificar talentos para a sua modalidade, esta é uma das preocupações de pessoas ligadas às Ciências do Desporto. Identificar talentos de uma determinada modalidade pode ser fulcral para o sucesso e o futuro dessa modalidade (Silva, 2009).
Mas quais são esses fatores? Na mesma modalidade um fator pode ser benigno e prejudicial? Vou neste trabalho procurar conhecer as características antropométricas que podem fazer a diferença em duas modalidades, uma coletiva e uma individual, o Andebol e a Natação Pura, respetivamente.
Ao longo do trabalho vou procurar relacionar com a matéria da disciplina de Biomecânica, a fim de aprofundar melhor os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas deste semestre escolar.
2. Andebol
O Andebol é um Jogo Desportivo Coletivo caracterizado por uma dinâmica que assenta em colocar duas equipas em confronto, este confronto obriga os jogadores a utilizar processos racionais