TRABALHO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO I CÓDIGO: 3356
PROFESSOR(A): ALDO KAESTNER
ALUNO: DANIEL MUELLER BORGONHA
TRABALHO: AULA VIRTUAL
1) ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO.
a) Analise dos tempos e movimentos:
R: Essa analise, servia para a determinação do tempo em média que um operário comum levaria para a execução da tarefa, utilizando-se um cronometro. Os movimentos úteis eram simplificados, racionalizados ou juntados com outros movimentos para proporcionar economia de tempo e de esforço ao operário descartando assim então os movimentos inutilizáveis. Depois de toda essa analise feita, chegavam assim então a um tempo de operação padrão e a um método de trabalhado padronizado para os operários estabilizarem uma produção eficaz .
Exemplo: Ao fazermos a construção de um objeto, percebemos que ele necessitava de 4 etapas para ser montado, porém , na área de produção tínhamos apenas um só operário para fazer todo o processo, levando em média 30 minutos a construção de apenas um objeto, pois ele teria que efetuar de etapa em etapa para a conclusão de uma objeto. Sendo assim, usando a analise de tempo e movimento, optamos por ter mais três operários qualificados para cada segmento, reduzindo assim então a produção de 30 minutos para 5 minutos um objeto, ou seja, enquanto com um operário fazíamos um objeto a cada 30 minutos, com 4 operários passamos a fazer 6 objetos , ou seja reduzimos o tempo, a movimentação, e resultamos em maior lucratividade e produtividade.
b) Estudo da fadiga humana:
R: Estuda os movimentos errados e desnecessários na execução de tarefas, economia de esforço na execução de tarefas úteis e dar a esse movimentos uma programação adequada para reduzir fadiga humana. Os efeitos da fadiga são óbvios em uma linha de produção. Dentre eles a diminuição e perda da qualidade do trabalho, doenças e diminuição da capacidade de esforço. A fadiga é considerada um redutor da eficiência.