Educação infantil
INTRODUÇÃO .................................................................................................. 04 1. SÍNTESE REFLEXIVA ................................................................................. 05 CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................. 10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................ 11
1. SÍNTESE REFLEXIVA
Este livro possibilita que o professor apresente em sala de aula e discuta com seus alunos, a importância da identidade, do trabalho com temas transversais, encarando-a como componente necessário ao crescimento e a construção da autonomia do educando de forma que o mesmo possa conceber-se como sujeito integrado uma sociedade, mas que é dotado de valores e particularidades que devem ser adotadas e respeitadas.
A integração dos conteúdos permite que o aluno compreenda de forma mais ampla, conceitos indissociáveis se vistos separadamente.
A utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento é uma das propostas apresentadas pelos PCN`s que contribui para o aprendizado do aluno. Apesar disso, estudos têm revelado que a interdisciplinaridade ainda é pouco conhecida.
É possível a integração entre disciplinas aparentemente distintas. Esta interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez no processo de ensino-aprendizado. É através dessa perspectiva que ela surge como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas.
A partir do momento que o professor consegue estabelecer uma relação de integração dos conteúdos, o mesmo possibilita aos seus alunos
A obra literária “As tranças de Bintou”, de Sylviane Diouf, tem como título original “Bintou´s