Artes eja
Sabemos que no mundo globalizado a gestão educacional enfrenta significativos desafios, podemos pontuar como principal desafio o compromisso com a formação humana e cidadã. O que significa da ênfase a questão da revalorização da potencialidade humana, no sentido de combater a exclusão, a desigualdade e a injustiça social.
O tema gestão escolar democrático é discutido, atualmente, pois procuram soluções para uma transformação no sistema atual de ensino, destacam-se as mudanças que se direcionam a descentralização do poder, a necessidade de um trabalho realizado com ampla participação de todos os segmentos da escola e da comunidade, para envolver a sociedade como um todo.
Considera-se que esse processo é de grande relevância e importância para o início de uma transformação, é necessário que ele ocorra por etapas, proporcione um ambiente de trabalho que seja favorável a essas inovações, buscam-se pessoas preparadas e motivadas, que se envolvam, sujeitos que participem direta ou indiretamente desse processo educacional.
Conforme Libâneo; Oliveira; Toschi (2005) as organizações e os processos de Gestão assumem variados encaminhamentos de acordo com finalidades sociais e políticas da Educação relacionadas com perspectivas de sociedade e formação de alunos. Dentre as concepções de Gestão, segundo os autores destaca-se a Democrático-participativa que trabalha como uma equipe escolar e não uma equipe diretiva, no momento que possui preocupações pedagógicas e políticas na escola, estando imbricada na participação e em metas comuns, contudo, considera essenciais as capacidades e responsabilidades individuais guiadas por uma ação coordenada e controlada.
Essa idéia converge com Falcão Filho (1997 apud PEREIRA; KIRCH, 1999) ao pontuar que as atividades da escola são complementares, sendo que cada uma delas necessita de um agente individual, contudo exige a participação de outras, para que juntas possam concretizar qualquer objetivo ou