Biologia
Nesta primeira aula prática, foram apresentados as partes do microscópio para a utilização do equipamento, sendo acrescentado também a forma correta de seu uso, segurança pessoal na utilização e cuidado com o equipamento nas aulas práticas. Foi apresentado 3 células na primeira aula para a observação 2 plantas e 1 vegetal.
Objetivo
Conhecer as normas básicas de segurança e procedimento dos equipamentos e do laboratório; Conhecer o Microscópio e visualização das primeiras células.
Material e Método.
Foram apresentadas as partes do microscópio sendo elas:
Lente Ocular, Tambor ou Revolver, Lentes Objetivas, Lâmpada fonte de luz, Mesa, Condensador, Charriot, Micrométricos, Macrométricos e alguns itens para a realização das experiências ou observação sendo elas as Laminas e Lamínulas.
Microscópio é um instrumento que permite a observação de
Pequenos seres ou estruturas não perceptíveis a olho nu: Há vários tipos de microscópio: Simples ou lupa, ampliação até 600 x; Óptico ou composto, ampliação até 2000 x; Eletrônico, ampliação até 2.000.000 x; Protônico, ampliação até 1.000.000 x.O microscópio mais usado nos laboratórios é o óptico. Ele consta, basicamente, de uma parte mecânica, uma parte óptica e um sistema de iluminação.
DESCRIÇÃO DOS COMPONENTES MECÂNICOS
Pé ou Base - Sustenta o aparelho, tem o formato de urna ferradura;
Joelho - Ponto de articulação entre o pé e o braço. Permite a inclinação do aparelho quando o observador trabalha sentado; Braço – Sustenta a parte óptica. É ponto de apoio para as mãos, juntamente com o pé, ao se transportar o aparelho;
Parafusos: Macro e Micrométrico - Localizados no braço, permite ao ser movimentado deslocar e conseqüentemente focar a estrutura em observação; O Macrométrico ou Cremalheira - É o maior. Seus movimentos permitem focalizar em um primeiro momento a estrutura;
Canhão - Tubo ligado ao braço que abriga em suas extremidades as oculares o revólver com as objetivas;
Revólver - Estrutura