Doenças pancreaticas
O pâncreas é chamado de órgão oculto porque está localizado profundamente no abdome atrás do estômago. Tem cerca de 20 a 25cm de extensão no adulto, o órgão contém finos tubos de composição idêntica à nervura de uma folha. Esses tubos juntam-se para formar uma única abertura dentro do intestino que está localizado além do estômago. O pâncreas produz líquidos digestivos e enzimas que fluem para o intestino e misturam-se com os alimentos. As enzimas digerem gordura, proteínas e carboidratos para serem absorvidos pelo intestino. Portanto o pâncreas tem o importante papel para a manutenção de uma boa saúde. O pâncreas também produz insulina que cai na corrente sanguínea para regular a quantidade de açúcar no sangue.
QUAIS SÃO AS DOENÇAS DO PÂNCREAS?
Inúmeros problemas podem ocorrer no pâncreas. Estas incluem; -Diabetes Mellitus; - Pancreatite aguda; - Pancreatite crônica; - Deficiência enzimática; - Tumor de pâncreas.
DIABETES MELLITUS
Muitos casos de diabetes são causados pela deficiência de insulina. A insulina é necessária para ajudar a glicose (maior fonte de energia) a entrar nas células. Não se sabe porque as células produtoras de insulina cessam a sua produção. Quando isto ocorre, a glicose acumula-se no sangue e eventualmente saem pela urina. Esses pacientes necessitam de injeções diárias de insulina. O mais importante é que, com o aumento do nível de glicose no sangue, com o tempo resultará em modificações significativas dos vasos sanguíneos nos olhos, rins, coração, pernas e nervos. O dano desses órgãos vitais representa o maior risco para os pacientes de diabetes. Outros pacientes desenvolvem a diabete após uma certa idade parece ter suficiente insulina no pâncreas, mas por alguma razão desconhecida a insulina não está disponível para uso do organismo. Esses pacientes são os obesos, portanto a perda de peso é crítica para eles. Conjuntamente, medicação oral pode ser tomada para ajudar na liberação de insulina no pâncreas.