Fisiologia Do P Ncreas
O pâncreas é uma glândula de 15 a 25 cm de extensão localizada no abdômen, atrás do estômago e entre o duodeno e o baço. Anatomicamente, é dividido em três regiões: cabeça, corpo e cauda. Este órgão é classificado como uma glândula anfícrina, por possuir uma porção exócrina e outra endócrina, que fazem parte do sistema digestório humano. A cabeça do pâncreas está dentro de uma concavidade em forma de C do duodeno.
O corpo do pâncreas é alongado e estendese desde o colo até a cauda do pâncreas.
A cauda do pâncreas passa entre as camadas do ligamento esplenorrenal.
O Pâncreas é divido em duas porções com funções diferentes. A porção do pâncreas que exerce a função exócrina é formada por conglomerados de células chamadas ácinos que é responsável pela síntese do suco pancreático, que contém enzimas que atuam na digestão de carboidratos (amilase pancreático), lipídios (lípase pancreática) e proteínas
(proteases: quimiotripsina e carboxipeptidase), com isso auxilia na digestão dos alimentos e metabolismo dos nutrientes. As células possuem receptores na superfície celular estimulados pela acetilcolina, colecistonina (CCK) e secreatina. A visão e o odor do alimento induzem resposta da secreção pancreática tida como fase cefálica; a distenção do estomago provoca reflexo que estimula a secreção pancreática, tida como fase gástrica (presença de alimento no estômago). Os efeitos das fases cefálicas e gástrica da secreção pancreática são preparar o intestino para chegada de alimentos por estímulos anteriores das secreções pancreáticas.
A porção do pâncreas que exerce a função hormonal ou endócrina é formada pelas
Ilhotas de Langerhans, que se constituem por dois tipos de células: as betas, responsáveis pela produção de insulina, e as células alfa, que produzem o glucagon.
Ambos os hormônios são responsáveis pela manutenção de níveis ideais de glicose no
sangue,