Aids Atualizado 17
Introdução 2
Surgimento da AIDS 3
HIV 3
AIDS 4
Sistema Imunológico 4
Janela Imunológica 5
Sintomas e Fases da AIDS 6
Faça o Teste 7
Prevenção 7
Tipos de Exames 8
Índice de Pessoas Contaminadas 10
Ampliação do tratamento 12
Aconselhamento 12
Fatores que Causam Resultados Falso-Positivos 13
AIDS na Gestação 14
Diagnóstico de Criança e Adolescente 16
Atendimento Prejudicado 20
Tratamento 21
Terapias Complementares 24
Idosos 26
Infecções Oportunistas 27
Fisioterapia na AIDS 27
1º de Dezembro – Dia Internacional de Luta contra a AIDS 28
Curiosidades 29
Mitos e Verdades 31
Conclusão 33
Referências Bibliográficas 34
Introdução
Surgimento da AIDS
No ano de 1977 e 1978 surgiram os primeiros casos de AIDS nos EUA, Haiti e África Central.
No ano de 1980 a síndrome chegou ao Brasil, o primeiro caso descoberto foi em São Paulo. Porém só foi classificada em 1982, as primeiras preocupações das autoridades de saúde pública nos EUA com uma nova e misteriosa doença.
HIV
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por microorganismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imunes normal.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Todos nós temos um organismo semelhante, porem cada um reage de forma distinta, o que significa que, muitas pessoas podem viver anos sendo portadoras do vírus sem apresentar nenhuma doença oportunista relacionada ou definidora da AIDS, ou seja, não desenvolveram a AIDS, mas podem transmitir o vírus. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo