Furacas 2014 Criar A Empresa Em 9 Etapas 2

10691 palavras 43 páginas
CRIAR A EMPRESA EM 9 ETAPAS
____________________________________________________________

1.
A conceção da ideia
Na primeira etapa o grande desafio do futuro empreendedor é a conceção da ideia, pois a intenção de criar uma empresa está associada à existência de uma ideia de projeto a desenvolver (www.empreendedorismo.pt/portalemp/?.l=pt_PT&kid=20&aid=45).
Também pode acontecer outra situação menos comum em que, apesar de ter a intenção de investir, o futuro empreendedor não é possuidor de uma ideia clara da atividade que irá desenvolver. Nestas situações o que o futuro empreendedor deve fazer é ponderar a sua experiência e qualificações profissionais e os seus desejos e motivações pessoais
(www.empreendedorismo.pt/portal-emp/?.l=pt_PT&kid=20&aid=45)
O perfil mais habitual atribuído aos potenciais empreendedores é caracterizado pelos seguintes traços (http://www.iapmei.pt/iapmeiart02.php?id=158&temaid=17):
Sólida experiência profissional;
Acreditam que podem construir o próprio futuro;
Confiança na sua capacidade de agir sobre os acontecimentos no sentido de modificar as situações;
Capacidade de convencer os outros da valia da sua ideia/projeto;
Adaptam-se bem a novas profissões e situações.
Um projeto empresarial pode ter várias fontes de inspiração, tais como a experiência profissional do empreendedor e os seus hobbies, mas é fundamental que o futuro empresário não perca a noção que o seu projeto tem de ser acima de tudo realista (www.empreendedorismo.pt/portalemp/?.l=pt_PT&kid=20&aid=45).
Esta é das fases mais importantes no processo de criação de um negócio pois é aqui que são definidas as bases da empresa e por isso é essencial que nenhum pormenor seja negligenciado. O empreendedor deve considerar vários aspetos, tais como a sua experiência profissional, a oportunidade do negócio, a existência de projetos empresariais semelhantes e o perfil do consumidor
(www.empreendedorismo.pt/portal-emp/?.l=pt_PT&kid=20&aid=45).

Relacionados