Texto Final
ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: Teoria da Arquitetura II
PROFESSOR: Carla Caroline Tomaselli
ACADÊMICA: Geórgia Zimmermann
Impactos do movimento pós-moderno na sociedade, na arquitetura e no urbanismo.
Não se pode falar do pós-modernismo sem conhecer e entender o movimento moderno, pois um surgiu a partir de críticas ao outro, que tinha ideias e conceitos falhos que não serviam mais para sociedade na época. O Modernismo tinha como características marcantes a objetividade, racionalismo e funcionalismo em suas obras, com linhas retas, o uso das formas geométricas e a ausência de ornamentos.
O Pós-modernismo surgiu em meados dos anos 50 com a arquitetura e com o avanço da tecnologia após a Segunda Guerra Mundial, tomou forma nos anos 60 com a arte pop e cresceu nos anos 70 com a filosofia. A partir dos anos 80 se fortaleceu e alastrou em diversos meios da arte, música, moda e etc. O pós-modernismo chegou para questionar coisas que antes não eram questionadas, coisas denominadas verdades absolutas pelo modernismo, que agora são discutíveis e não tem apenas uma resposta, uma única maneira, tem diferentes respostas para diferentes tipos de pensamento. O homem pós-moderno é mais tolerante para novas ideias. A principal mudança desse período é a mudança de pensamento, atingindo a arte, arquitetura, a sociedade e o urbanismo.
Na arquitetura a mudança de pensamento foi uma das mais marcantes, pois quebrou os paradigmas racionais do Modernismo e trouxe a função seguindo a forma, e não mais ao contrário. Buscou trazer novamente algumas características importantes historicamente de outros movimentos da arquitetura. Trouxe de volta os ornamentos, a abstração e trocou as linhas retas por linhas e formas curvas e oblíquas que geram movimento e fantasia. Ou seja, este novo movimento renovou a importância de aspectos culturais, que além de misturar vários estilos, cores e diversas formas, deixa de lado a simetria e a razão do