PROTOCOLO DE NORMAS E ROTINAS TÉCNICAS DA URE-DIPE/SESPA/SUS: Serviço de Nutrição
2302 palavras
10 páginas
MARTA GIANE MACHADO TORRESPROTOCOLO DE NORMAS E ROTINAS TÉCNICAS DA URE-DIPE/SESPA/SUS: Serviço de Nutrição.
RELATÓRIO TÉCNICO – apresentado como trabalho final da disciplina Nutrição e Saúde Pública, no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE, SOCIEDADE E AMBIENTE NA AMAZÔNIA, nível de mestrado acadêmico, área de concentração em Saúde Coletiva. Profª. Dra. Irland Barroncas Gonzaga Martens.
Belém – Pará
2014
RESUMO
Os serviços e redes de apoio responsáveis por cuidar das pessoas acometidas pelo adoecimento do HIV/AIDS contam em sua estrutura com profissionais nutricionistas, como é o caso da URE-DIPE/SESPA/SUS - Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas Parasitárias Especiais. Apresentamos o seu protocolo de normas e rotinas técnicas, focalizando o mesmo nas atribuições da Nutrição.
SUMÁRIO
Introdução 5
Protocolo de normas e rotinas técnicas URE-DIPE/SESPA/SUS - Serviço de nutrição 6
Conclusão 10
Referências Bibliográficas 11
Anexos 12
INTRODUÇÃO
Vários estudos apontam a importância da alimentação e nutrição para pessoas vivendo com HIV/AIDS, substancia vital para o sistema imunológico, principal eixo atingido por este vírus e consequentes comprometimentos advindos do uso prolongado de medicamentos e morbidades oportunistas. Náuseas crônicas, alteração do paladar, perda de apetite, dificuldades em mastigar ou engolir ou a falta de dinheiro para comprar alimentos, são fatores que podem levar para que as necessidades nutricionais não sejam cumpridas. Mesmo quando o doente é capaz de comer e beber pode haver uma diminuição das quantidades de nutrientes absorvidos devido a diarréias. E compreendido que alimentação e nutrição deveriam ser tratadas inclusive com a mesma atenção que as análises laboratoriais e carga viral, tanto pelas características da infecção pelo HIV quanto pelos possíveis efeitos adversos das medicações anti-retrovirais.
O