Educação infantil
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Professor: Profa. Ma. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Professor Presencial: Rita de Cássia Giannetta
Denise Krackeker RA 356494 Geize Mara Rodrigues Pinho RA 350388
Trabalho elaborado para fins de avaliação das atividades praticas supervisionadas, referente às disciplina de psicologia da educação da Universidade ANHANGUERA-UNIDERP, sob orientação dos professor Interativo Profa. Ma. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho e do professor local Rita Giannetta.
Campo Verde-MT
20/09/2012
INTRODUÇÃO
Wallon, Piaget, Freud e Vygotsky foram grandes pesquisadores na área da educação, através de suas pesquisas sobre a educação e aprendizagem, obteve grande importância sistema educacional onde houve grandes avanços usando o bem estar do aluno através da afetividade cognitiva, fases do sensorio-motor, sexualidade e das habilidades e os valores sociais.
Aspectos relevantes da teoria de Freud para se pensar a aplicação da psicologia na educação. A sexualidade está presente na vida das pessoas durante todo o seu processo de desenvolvimento e a escola e o professor interessa-se pela orientação adequada e conhecimento da sexualidade, pois o primeiro contato social da criança ocorre na escola. A escola desempenha um papel determinante na formação da criança com vista a seu posicionamento e integração em uma sociedade em constante mudança, assim, abordar o tema da sexualidade constitui grande desafio aos educadores, pois, neste espaço, são transmitidos valores morais da vida social em que a criança esta inserida. É responsabilidade de o professor auxiliar no processo de desenvolvimento da criança, trazendo-lhe o conhecimento saudável e natural a respeito da sexualidade. Faz-se necessária a compreensão