resumo as aventuras de PI
A história é contada em primeira pessoa pelo protagonista Piscine Molitor Patel, o PI, ao ser entrevistado por um autor canadense em busca de inspiração para seu novo romance. O interesse pela estória de Piscine foi mais pelo fato convincente que depois da historia provaria a existência de deus e que o autor passaria a acreditar. Assim segue uma história de bravura, companheirismo, e a sobrevivência de um garoto perdido no mar junto com um dos animais mais feroz e selvagem. PI nasceu e foi criado em Pondicherry, uma cidade de colonização francesa na Índia, sua família era dona e responsável por um Zoológico no jardim botânico da cidade. PI foi criado com animais selvagens no quintal, admirando sua beleza e temendo sua ferocidade.
Com esse nome diferente PI sofria muitas zombarias na escola, era um menino inteligente e capaz e usou disso para tentar explicar o motivo de ter um nome tão bizarro e diferente das outras crianças. Piscine, era um nome inspirado na mais bela piscina de Paris, foi um garoto incomum por ter escolhido ser hindu, cristão, muçulmano e judeu, sendo a cada religião durante um período de sua infância, acabando por encontrar motivos de admiração em todas. Isso lhe fez mudar e a se dedicar. Porém, essas religiões não era bem visto por seus pais, praticamente ateus. Seu pai tentava mostrar-lhe que não existia Deus e nenhuma religião que comprovava isso, só havia a ciência.
Mais alguns anos se passaram e a Índia independente, do governo da Sra Gandhi começou a ter dificuldades, e o Zoológico da família Patel estava com seus recursos escassos. Vendo-se sem saída, Santosh, o patriaca da família, decide vender o Zoológico e os animais, além de ter que se mudar para o Canadá e lá começar uma nova vida.
Após muita burocracia, o zoológico é vendido e os animais também, em sua maioria para zoológicos nos EUA. Então, a família Patel: Santosh, Gita, Pi e Ravi embarcam no cargueiro japonês Tsimtsum, junto com os animais em