Fenomenologia e Existencialismo
O SURGIMENTO DO MOVIMENTO FENOMENOLÓGICO: OS PRIMEIROS MOMENTOS. O movimento fenomenologico, como a ele se refere , nasceu da preocupação de seu mais conhecido precursor, Edmund Husserl. E foi a partir dessa primeira diretriz que se formou a fenomenologia como forma de acesso e conhecimento do mundo para em seguida se constituir no movimento fenomenologico, caracterizado por pensadores de várias areas que procuram conhecer seus objetivos a partir de uma nova atitude que é a ATITUDE FENOMENOLOGICA.
Essa atitude acabou por se constituir um dos principais fundamentos da prática fenomenológica.
A história da fenomenológia e do movimento fenomenológico é atravessada pela história de quem a concebeu. E esse início está ligado ao final do século XIX e a três nomes especificamente:
FRANZ BRENTANO, KARL STUMPF e EDMUND HUSSERL. Mas foi a concepção de Husserl que iniciou o movimento fenomenológico.
E a partir da noção de consciência de Brentano que Husserl deu inicio a uma busca que deu o nome de “ciência Eidética”. Sua obra até os dias de hoje ainda não foi completamente publicada, pois ele tinha paixão pela exatidão. Husserl guardou de Brentano a distinção entre fenômenos psíquicos e físicos.
Esses fenômenos constituem o seu conhecimento fundamental, podendo atingir o concreto e o mundo da consciência, até então visto como algo vago.
Foi a partir dos estudos de Stumpf que um novo círculo de pesquisadores, se formou e ficou conhecido como a Escolo de Wurzburg que logo apos tornou-se uma Universidade.
Brentano então assumiu uma distinção entre fenômenos- Sons, cores, imagens e funções de metais e indicou esse estudo como fenomenológia.
O primeiro movimento de Husserl foi uma critica do psicologismo, realizada nas investigações lógicas. Essa crítica foi feita ao naturalismo positivista que queria aplicar os métodos das ciências naturais.
Desde então começou uma busca que o conduziu a