Educação infantil
Este relatório tem por objetivo atender a exigência curricular do curso de Pedagogia-EAD da Universidade Luterana do Brasil. Todo o estágio foi voltado para a Gestão Escolar. Foi possível perceber na prática a importâncias e as atribuições de uma equipe gestora dentro do ambiente educativo. O estágio curricular III foi realizado na Escola Estadual Maria Garcia Pinto, no distrito de Barra do Cuieté na cidade de Conselheiro Pena (MG), no período de ----/----/2012 a ----/----/2012.
No período destinado a caracterização da realidade da escolar conheci o regimento da instituição, a estrutura física da mesma, o Projeto Político Pedagógico que segundo me relatou a diretora este foi elaborado de forma democrática e participativa por todos os membros da comunidade escolar.
BRITO (1997), assim se refere a essa questão:
O Artigo 12 da Lei 9394/96 define a incumbência dos estabelecimentos de ensino, dentre elas elaborar e executar sua proposta pedagógica. O artigo 14 trata da gestão democrática do ensino público na educação básica, incluindo a participação de profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. (p.112)
O projeto que procurei desenvolver atendeu uma necessidade da Instituição que é a lidar com assuntos relacionados à Sexo e sexualidade. A gestora me disse que os educadores estavam enfrentando situações com os alunos voltadas para essa temática.
Sexo e gênero são com freqüência, erroneamente usados como sinônimo portanto torna-se necessários definir cada um desses conceitos.
Enquanto o gênero refere-se ao conjunto das representações sociais e culturais elaboradas a partir da diferença biológica dos sexos, sexo diz respeito às características biológicas de homens e mulheres, ou seja, ao atributo anatômicos. O jeito peculiar de cada um e cada uma, viver o fato de ser sexuado em