Resenha "conhecer para resolver a cidade ilegal
Universidade Aberta do Brasil – UAB
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Municipal
RESENHA DO TEXTO:
“CONHECER PARA RESOLVER A CIDADE ILEGAL”
Eminia Maricato
Alto Araguaia-MT
JUNHO /2012
Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Universidade Aberta do Brasil – UAB
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Municipal
RESENHA DO TEXTO:
“CONHECER PARA RESOLVER A CIDADE LEGAL”
NÁDIA PAES FERREIRA
Resenha apresentada para obtenção parcial de nota para aprovação na disciplina Plano Diretor e Gestão Urbana, do curso de pós-graduação em Gestão Municipal, sob a responsabilidade do docente João Carlos Machado Sanches.
UNEMAT/ UAB
Alto Araguaia-MT
ABRIL - 2012
MARICATO, Eminia. Conhecer para resolver a cidade ilegal.
O processo de urbanização acelerada no Brasil resultou em expansão dos núcleos centrais e absorção gradativa das áreas periféricas em detrimento da expressiva demanda de espaços urbanos.
Segundo Maricato em meados do século XX, a população urbana brasileira atingia 31% e já no início do século XXI saltou para cerca de 82%; cresceu em 50 anos mais 100 milhões de indivíduos, desencadeando um avassalador processo de urbanização acompanhado de modernização do modo de vida, apesar de apenas alguns terem alcançado a cidadania e os diretos. Nos anos de 80 a90 a desigualdade social se aprofunda, aumenta excepcionalmente o numero de favelas , cresce o desemprego, aumenta a população de rua e o número de crianças abandonadas. A população de baixa renda, inserida neste processo de produção de espaço urbano, assume a ocupação irregular como caminho alternativo de sobrevivência, especialmente pelas suas restrições financeiras em regiões muitas vezes inadequadas para moradia e em precárias condições, comprometendo, desta forma, a qualidade ambiental e de vidas das comunidades envolvidas. Surge neste panorama a cidade informal, ou