Educação infantil
Brincar é uma formade atividade complexa, sendo assim, possui peculiaridade, o brincar combina com a ficção da realidade, ou seja brincando a criança trabalha com informações dados e percepções da realidade. Mas na forma de ficção.
Para Bergman (1998)coloca que apesar de ser identificado normalmente cm alguns comportamentos, o brincar é uma forma de linguagem, uma atividade natural e prazerosa na vida da criança, por ser espontânea ela conseguiu abranger todas as idades, independente da classe social, raça.Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa.
Além de possibilitar o exercício daquilo que é próprio no processo de desenvolvimento e aprendizagem, brincar é uma situação em que a criança constitui significados, sendo forma tanto para a assimilação dos papéis sociais e compreensão das relações afetivas que ocorrem em seu meio, como para a construção do conhecimento. Brincar é uma modalidade-chave de aprender a respeito da natureza, bem como sobre os relacionamentos entre pessoas. Brincar também serve ao propósito de adaptação às situações frustradoras de vontades e desejos não satisfeitos. Quando uma criança brinca e tem prazer nisso, ela é completamente uma criança. a fase adulta passou a focar as práticas da criança e suas experiências, a brincadeira é uma das linguagens que se destacam na infância é através dela que a criança significa e resinifica o mundo, constituindo suas práticas culturais.
Vygotsky (1984, apud WAJSKOP, 2007), afirma que, é na brincadeira que a criança consegue vencer seus limites e passa a vivenciar experiências que vão além de sua idade e realidade, fazendo com que ela desenvolva sua consciência. Dessa forma, éna brincadeira que se pode propor à criança desafios e questões que a façam refletir, propor soluções e resolver problemas. Brincando, elas podem desenvolver sua