EDUCAÇÃO INFANTIL: AVALIAÇÃO E APREDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cristiane Machado Figueiredo
Profª. Aline Bitencourt Domingos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0356) – Prática Módulo V
Data-22/03/2013
RESUMO é uma ferramenta indispensável para o profissional da educação, ilhar, construir saberes, elevar a competência dos profissionais em educação e consequentemente dos alunos.Este trabalho refere-se sobre a avaliação na educação infantil a qual não pode ser um mero exercício de cobrança de itens memorizados. Ela também não deve representar o fim do processo educacional, mas um parâmetro para repensar e retomar o ensino como um todo. Destaca-se a função diagnóstica da avaliação considerando tanto o aluno (individualmente), como a ação pedagógica desenvolvida pela escola, principalmente pela observação atenta, curiosa, interativa e investigativa das diferentes manifestações de cada criança. A avaliação infantil faz-se mediante o acompanhamento e registro do desenvolvimento, sem o objetivo de promoção. Palavras-chave: Avaliação. Educação. Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
O tema "Avaliação na Educação Infantil" é um assunto polêmico, pois outrora o enfoque dado á Educação Infantil era mais voltado ao assistencialismo com a finalidade de cuidados básicos principalmente para crianças de baixa renda, mas com o passar do tempo surge uma nova visão sobre a infância.
Diante desta nova visão da criança que se criou neste contexto por parte do adulto que mantinham sobre os pequenos um jogo inquestionável que crescia à medida que eles iam sendo isolados do processo de produção. Com visão da situação acima, todas as crianças tem o direito, de estar na sala de aula, e o educador tem que avaliar a criança em um todo considerando os seus conhecimentos prévios e culturais.
Por isso avaliar e muito importante, porque além de saber medir o conhecimento do aluno, também mede a eficácia da prática pedagógica, observando assim onde estão as