Educação inclusiva
Atualmente a legislação Brasileira determina que crianças com deficiências ou necessidades educacionais especiais sejam esducads na escola Regular. Sé que ainda a dificuldade, pois tem pais que ainda mesmo sabendo das dificuldades e problemasdos filhos não aceitam, acham que os filhos são normais. Mesmo assim as escolas procuram fazer com que a importância da matricula da criança seja feita, a Escola trablha com a educação inclusiva para que o aluno seja um profissional , preparado para enfrentar obstáculos lá fora para que não possa se sentir excluído . Somos todos diferentes um do outro e construímos a espécie humana, não se pode confundir doença com deficiência.
Política Nacional Educacional na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Em 1854, criou-se O Imperial Instituto dos Meninos Cegos
- Em 1857, Instituto Nacional Educação dos Surdos, no início do século XX e fundado o Instituto Pestalozzi.
- Em 1926, Intituição Especializada no atendimento as pessoas com deficiência mental.
- Em 1954, fundouse a 1ª Associação Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, em 1945 e criado o 1º atendimento educacional especializado as pessoas superdotada.
- Em 1961, o atendimento as pessoas deficientes passa a ser fundamental leis e diretrizes da Educação Nacional.
Os Sistemas de ensino devem matricular todos os alunos cabendo as escolas se organizar para o atendimento aos educandos e com necessidades educacionais especiais assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos. MEC/SSE SP 2001.
Em 2004 o Ministério Público divulga o documento ; o acesso de alunos com deficiências as escolas e classes comum da Rede Regular com objetivo para que haja direito e benefício da escolarização de alunos com ou sem deficiências nas tumas comum do Ensino Regular. Houve-se o Decreto nº6.094/2001 estabelece dentre as diretrizes do compromisso todos pela educação e garantia do acesso e permanecer no ensino