EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Inclusão de crianças com Síndrome de Down no ciclo I do ensino fundamental. Michele Marcelina Ferreira
Prof. Ms. Fátima Eliana Frigato Bozzo
Lins – SP
2009
1
RESUMO
A inclusão é um assunto complexo, principalmente quando se fala de inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência. O objetivo deste trabalho será, identificar se as escolas de ensino regular estão preparadas para receber alunos com deficiência mental, esclarecer se a inclusão de crianças portadoras de síndrome de down, faz diferença na aprendizagem e desenvolvimento dos mesmo e investigar que tipo de atividades são realizadas com alunos portadores de síndrome de down nas escolas de ensino regular. A metodologia da pesquisa será bibliográfica, com pesquisa de campo e seus dados com análise qualitativa. A pesquisa não apresenta resultados por estar em andamento. Pode-se concluir até o momento que a inclusão é direito e dever de todos.
Palavras-chave: Inclusão. Deficiência mental. Educação especial.
2
INTRODUÇÃO
Essa pesquisa tem por finalidade descobrir qual a importância da inclusão de crianças com síndrome de down e sua permanência no ciclo I do ensino fundamental. O objetivo geral deste trabalho será de identificar os problemas e limitações que crianças portadoras de síndrome de down tem que enfrentar para serem incluídas em escolas de ensino regular além das limitações específicas da doença.
Os objetivos específicos do trabalho serão de identificar se as escolas de ensino regular estão preparadas para receber alunos com deficiência mental, esclarecer se a inclusão de crianças portadoras de síndrome de down, faz diferença na aprendizagem e desenvolvimento dos mesmos, e investigar que tipo de atividades são realizadas com alunos portadores de síndrome de down nas escolas de ensino regular.
Este trabalho quanto aos procedimentos será bibliográfica que é desenvolvida a partir de material já elaborada, constituído principalmente de