Educação inclusiva
De acordo com o fascículo a deficiência visual é medida em graus e pode ser congênita ou adquirida e ainda pode ser resultante de uma perda abrupta ou progressiva. Para que o deficiente visual possa ter um bom desenvolvimento na aprendizagem é preciso que sistemas de ensino sejam elaborados para transmitir por vias alternativas a informação que não pode ser obtida através dos olhos. A deficiência visual compromete a capacidade da criança se orientar e se movimentar no espaço, com segurança e independência. Nos primeiros anos de vida, no período de socialização, isso prejudica ou impede o conhecimento do mundo à sua volta e seu relacionamento com outras pessoas. Se a criança não puder brincar, vivenciar papéis, simbolizar e fantasiar, ficará isolada e terá prejuízos em sua aprendizagem. Para não ficar limitada em sua mobilidade, precisará desenvolver o sentido de orientação aprendendo a usar o tato, o olfato e a audição para que possa desenvolve a sensibilidade corporal e se relacionar com os objetos significativos que estão ao seu redor.
Para um melhor atendimento das pessoas com deficiência visual a escola precisa se adequar e fazer algumas adaptações, inclusive referente às ações pedagógicas, ações de convivência e estrutura física.
Proposta de atendimento educacional Estrutura Física | Ações Pedagógicas | Ações de Convivência | As calçadas defronte à escola deverão ter guias rebaixadas; Piso tátil em todo o prédio escolar para que as pessoas com deficiência visual possam se orientar de uma forma melhor; todos os ambientes da escola deverão ser