Educação inclusiva
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
DEFICIÊNCIA FÍSICA
Disciplina: Educação inclusiva
Professora:
Acadêmica:
Passo Fundo, abril de 2014
INTRODUÇÃO O objetivo deste trabalho é saber o que é a deficiência física, os tipos existentes, quais são as causas desta deficiência, a consequência com ela obtida, e como é a aprendizagem do indivíduo que possui esta deficiência, incluindo os instrumentos necessários para que esta se torne melhor e mais eficaz.
1. DEFINIÇÃO E TIPOS DA DEFICIÊNCIA FÍSICA
Define-se por deficiência física a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.
Deficiência é toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano. Com feito, não é qualquer perda ou anormalidade que caracteriza a deficiência, mas, sim, se o problema gera incapacidade para o desempenho da atividade. Paraplegia refere-se à perda total das funções motoras dos membros inferiores, paraparesia define-se pela perda parcial das funções motoras dos membros inferiores. Quando há a perda total das funções motoras de um só membro, seja ele inferior ou posterior, ocorre a deficiência física chamada monoplegia; e quando a perda das funções motoras de um só membro, novamente seja ele inferior ou posterior, é parcial, a deficiência recebe o nome de monoparesia. A perda total das