EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA CEGOS
Rodrigo Oliveira da Cruz
Prof. Do. Gilmar Moraes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID 0234) – Prática Módulo II
11/12/2012
RESUMO
O trabalho trata sobre um pouco do histórico das deficiências mas especificamente na deficiência visual que abordaremos sobre a questão do direito a educação dos deficientes visuais sobre também o sistema Braille e sobre os recursos de inclusão para os estudantes cegos e com baixa visão.
Palavras - chave: deficiência,deficiência visual,direito a educação,sistema Braille ,recursos de inclusão.
INTRODUÇÃO No trabalho falaremos um pouco de assuntos importantes sobre a inclusão de estudantes com deficiência visual aqui falaremos sobre o histórico dos deficientes no mundo desde a Idade antiga até os dias de hoje a questão dos direitos da educação nos deficientes visuais citando os artigos 1 e 11 do diretrizes curriculares nacionais de 2002.
A questão do sistema Braille que começou em 1825 e é como eles aprendem se comunicar em sociedade e também para completar o uso do soroban que a aprendizagem matemática e também a questão dos recursos ópticos e não ópticos na questão dos deficientes visuais com baixa visão.
2. O HISTÓRICO DOS DEFICIENTES NO MUNDO
O histórico da deficiência passou por várias fases da Idade antiga até os dias de hoje. De acordo com Silva (1987) e Figueira (2008) os deficientes visuais durante a idade antiga tinha dois tratamentos antagônicos ou recebia rejeição o a eliminação do mesmo ou a proteção assistencialista ou piedosa. Por exemplo, em Roma o povo podia sacrificar o próprio filho que tinha alguma deficiência e em Esparta eram lançados ao mar os deficientes já em Atenas com a influencia de Aristóteles os deficientes eram amparados na sociedade com o dizer do mesmo. “tratar os desiguais de maneira igual constitui-se em injustiça”. Os deficientes visuais no Egito eram tratados com