Engenheiro Químico
deborah c. crominski da silva
Francielly siguel
BRUNO EDWARD MEYER
TITULAÇÃO CONDUTOMÉTRICA DE MISTURA DE ÁCIDOS
PONTA GROSSA
2013
RESULTADOS E DISCUSSÕES Inicialmente, foram separados dois béquers, um com água destilada e outro com água da torneira. Utilizando um condutivímetro, a condutividade de cada água foi obtida:
- Água destilada: 2,2 μS
- Água da torneira: 20,7 μS Após isso, foram realizadas as titulações condutivimétricas para três tipos de reações: ácido forte + base forte, ácido fraco + base forte, mistura ácido fraco e ácido forte + base forte.
Enquanto esse procedimento era realizado, um condutivímetro foi utilizado no intuito de medir a condutividade de cada amostra em determinados momentos da titulação. Após isso, utilizando a fórmula abaixo, foi possível obter os gráficos da condutividade corrigida versus volume do titulante gasto para as três amostras: kcorrigida = kobservada x ((Vamostra + Vtitulante) / Vamostra)
A) Ácido forte + Base Forte: Foi utilizado o Hidróxido de Sódio para titular o Ácido Clorídrico, segundo a reação abaixo, e o seguinte gráfico foi plotado:
NaOH + HCl NaCl + H2O
Gráfico A.1: condutividade corrigida versus volume do titulante (procedimento A).
Para determinar a concentração (mol/L) do ácido clorídrico na titulação do procedimento A, foi observado que o ponto de equivalência foi atingido quando já haviam sido titulados 10 mL de NaOH; com isso, os seguintes cálculos foram realizados:
0,1 mol NaOH – 1000 mL NaOH X – 10 mL NaOH
_________________________________
X = 0,001 mol NaOH
1,0 mol NaOH – 1,0 mol HCl 0,001 mol NaOH – X
________________________________
X = 0,001 mol HCl
0,001 mol HCl – 10 mL X – 1000 mL