Engenheiro Químico
1. Introdução 4
2. Revisão Bibliográfica 4
2.1. Separação Granulométrica 4
2.2. Peneiras Vibratórias 4
3. Objetivo 5
4. Parte Experimental 5
4.1. Materiais 5
4.2. Procedimento 5
5. Resultados e Discussão 6
6. Conclusão 12
7. Bibliografia 12
Introdução
O conhecimento das propriedades dos sólidos particulados é fundamental para o estudo de muitas operações unitárias como a fragmentação, o peneiramento, a mistura, o armazenamento, as separações mecânicas, o escoamento de fluidos através de leitos granulares e a adsorção.
A necessidade de separar sólidos prende-se a duas finalidades: Dividir solida granular em frações homogêneas Obter frações com partículas de mesmo tamanho
2. Revisão Bibliográfica
2.1. Separação Granulométrica
O peneiramento consiste em fazer passar a partícula através de malhas progressivamente menores, ate que ela fique retida. O tamanho da partícula estará compreendido entre a medida da malha que a reteve e a da anterior. A média aritmética das aberturas servirá para caracterizar o tamanho da partícula.
Uma peneira separa duas frações que são ditas não classificadas, porque apenas uma das medidas extrema de cada fração é conhecida: a da maior partícula da fração fina e a menor da fração grossa. Com mais peneiras será possível obter frações classificadas, cada uma das quais satisfaz a especificações de tamanho Maximo e mínimo das partículas. Neste caso a operação não é mais um simples peneiramento, passa a ser uma classificação granulométrica.
2.2. Peneiras Vibratórias
São de alta capacidade e eficiência, especialmente para material fino. Há dois tipos gerais: com estrutura vibrada ou com tela vibrada. Na primeira (Figura1. 1.1) a estrutura é submetida à vibração mecânica por meio excêntricos ou eixos desbalanceados. Figura 1.1.1-Peneira vibratória circular
A diferença mais importante entre as peneiras agitadas e as vibratórias reside na frequência. São ligeiramente