educação inclusiva para alunos portadores de necessidades especiais
Palavras-chave: Inclusão; Alunos com Necessidades Educacionais Especiais; Pedagogia.
INTRODUÇÃO
Ensinar é marcar um encontro com o outro e a inclusão escolar provoca, basicamente, uma mudança de atitude diante do outro, esse que não é mais um indivíduo qualquer, com o qual topamos simplesmente na nossa existência e/ou com o qual convivemos um certo tempo de nossas vidas (STOBÄUS; MOSQUERA, 2003, p.28).
A questão sobre inclusão, integração e adaptação do currículo e dos espaços físicos da escola, bem como a formação dos professores que os subsidiem a desenvolver sua práxis no contexto de uma escola inclusiva, gera muitas discussões, polêmicas e dúvidas.
Crianças com necessidades educativas especiais estão na pauta do dia, tendo sua educação, formação e espaços sociais amplamente revistos, reconstituídos e remodelados. É notório o aumento de autores, livros, palestras, cursos de formação para professores que abordam esta temática, em todo o país. Resta, assim, perguntar se as discussões todas geram um esclarecimento e subsidiam a prática educativa em sala de aula.
Além da prática escolar, as discussões ampliam-se para o âmbito familiar e social, pois a escola é apenas uma das instituições em que a criança, especial ou não, deverá circular. Para todos estes agentes educativos (família, escola, sociedade) a questão da inclusão destas crianças especiais, que necessitam de