1projeto INCLUSÃO
INTEGRADOR I
UNIVERSIDADE ANHAGUERA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina
Sob orientação da professora-tutora à distância
MARIA DE FÁTIMA PAGANINI FURLAN
RA:8137752966
6ª SÉRIE LETRAS
OSASCO – SP
2014
INCLUSÃO EM SALA DE AULA
A Literatura sobre Educação Inclusiva tem apontado que as atitudes dos professores face aos alunos com Necessidades Educativas Especiais inseridos em sala de aula, os quais dependem de vários fatores tais como:
Tipo de sociedade em que se insere a escola: concepções e representações sociais relativas á deficiência, diferença, diversidade, dificuldade de aprendizagem e dos recursos e mecanismo de funcionamento das escolas e políticas de gerenciamento educacional, considerando ainda que a formação de professores é uma das mais urgentes pautas que devem entrar na agenda de pesquisa e política brasileira educacional.
INTRODUÇÃO
A escola de hoje tem buscado novos paradigmas educacionais voltados aos
Portadores de Necessidades Educativas Especiais, objetivando fazer uma inclusão responsável e coerente que possa de fato atender as reais necessidades dos educando. Respeitando as diferenças individuais, as condições sócio político econômicas, garantindo aos Portadores de Necessidades Educativas Especiais o direito de aprender, conviver, suceder na escola e nos demais segmentos sociais e a exercer com dignidade a sua cidadania.
Neste sentido a escolha desse tema deve-se ao fato de que o papel da escola é oferecer uma educação onde todos possam aprender juntos, apesar das diferenças que possam ter, planejando ações que garantam a inclusão de alunos portadores de necessidade educativas especiais, proporcionando um atendimento diferenciado a cada individuo, criando oportunidades para sua aprendizagem.
Levando-se em consideração esse fato, o professor deve criar mecanismo que facilitem a aprendizagem dos alunos portadores de