Educação Física e Saude
O artigo que escolhi “Educação Física e Saúde: em busca de uma reorientação para a sua práxis me ajuda a ter maior compreensão do tema que desejo estudar: “Educação Física e Saúde no contexto escolar”.O estudo aborda a relação histórica da Educação Física com a Saúde e as implicações desta relação, a promoção da saúde e a Educação Física, os estilos de vida ativo e a escola como espaço para construção do estilo de vida ativo.
Quando Stephen Goodwin (1993 apud Device 1996) afirma que “a saúde e a Educação Física, apesar de campos distintos, relacionam-se em muitos caminhos”, deixa claro a necessidade de aprofundar ambos os temas, pois para ter uma boa saúde uma das bases é a necessidade de fazer exercícios com regularidade. O texto discuteos benefícios orgânicos do exercício para a saúde e a questão dos estilos de vida ativos e a promoção da saúde. Esta discussão possibilitou a ter uma visão mais ampla foi sobre a promoção da saúde e Educação Física cujos princípios básicos são o reconhecimento da natureza multifatorial e coletiva da saúde, a ideia de desmedicalização, assim como da educação para a saúde.
A Promoção da Saúde atua sobre população como um todo e não apenas os grupos de risco, envolvimendo a comunidadee e suas implicações ndividuais e coletivas.. A educação e saúde na promoção da saúde contribui para que a comunidade tenha maior autonomia sobre sua saúde, explicitando seus problemas, reivindicando e sugerindo soluções. Além disto a Promoção da saúde contribui na formação de indivíduos críticos e atuantes em relação à questão da sua saúde e no interior de sua comunidade, pois trata também dos determinantes sociais.
Por conseguinte, o artigo defende a ideia que a escola é o espaço fundamental para construção do estilo de vida ativo, sendo a educação física basilar para desenvolver desde a infância a criação de estilos de vida ativo. Assim, a promoção da saúde e a educação física são temas que devem ser