Educação Física e Saúde
Objetivo geral: Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano.
Objetivos específicos:
Reconhecer na atividade física uma condição de bem estar físico, psíquico e social.
Através da atividade, reconhecer a necessidade do trabalho em equipe para alcançar o objetivo proposto.
Conhecer, valorizar e desfrutar das diversas manifestações de cultura corporal do Brasil, promovendo a integração entre os alunos.
Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros.
Justificativa:
A prática regular de atividade física sempre esteve ligada à imagem de pessoas saudáveis. Antigamente, existiam duas idéias que tentavam explicar a associação entre o exercício e a saúde: a primeira defendia que alguns indivíduos apresentavam uma predisposição genética á prática de exercício físico, já que possuíam boa saúde, vigor físico e disposição mental; a outra proposta dizia que a atividade física, na verdade, representava um estímulo ambiental responsável pela ausência de doenças, saúde mental e boa aptidão física. Hoje em dia sabe-se que os dois conceitos são importantes e se relacionam A prática do movimento nas séries iniciais é um caminho para que a criança possa compreender melhor suas habilidades e consiga adaptá-las a outras atividades dentro e fora da escola. Pensando o ser humano como uma totalidade, não podemos separar corpo e mente. Assim a educação física na escola terá um papel muito importante para o aluno na busca da compreensão do que está acontecendo em sua volta e consigo mesmo.
Assim a Educação Física deve desenvolver a consciência da importância do movimento humano, suas causas e objetivos, e criar condições para que o aluno possa vivenciar o movimento de diferentes formas, tendo cada uma um significado e uma relação