Escola do Design
A forma que a estrategia de uma empresa é formada, é de extrema importância, a estrategia adotada em determinado momento ou situação devera ser a que melhor atende a realidade e necessidade da empresa, ela pode determinar o sucesso e perpetuação da organização. Desta forma vários autores discutem como deve ser o processo de elaboração de uma estrategia. Varias conclusões foram obtidas, muitas divergências encontradas, porem consoante a cada realidade, tornando-se complementares.
Diante do cenário, Mintzberg trouxe as diferentes vertentes e pensadores para um único livro, dividindo as dez escolas de estrategia em três categorias: escola prescritiva, escola descritiva e escola configurativa.
É característica das escolas de pensamentos estratégicos, ter uma perspectiva única que destaca que destaca um aspecto importante do processo de formulação estratégica. Essas
escolas,
também
entendidas
como
pontos
de
vista,
são
simultaneamente, estreito e exagerado, porem interessante e criterioso.
Escola Prescritiva
Escolas do primeiro grupo, estão mais preocupadas em como as estrategias devem ser formuladas do como são efetivamente formuladas. As escolas que fazem parte da natureza prescritiva são, design, planejamento e posicionamento.
Escola do Design
A escola do design, teve sua origem nos anos 60, associada ao grupo de administração geral da Harvard Business School, servindo para construção de outras escolas de pensamento de natureza prescritiva.
A escola criou o modelo SWOT (Strengths –Força, Weaknesses – Fraqueza,
Opportunities – Oportunidade, Threats – Ameaça). A base da escola do Desing está nos quatro elementos de SWOT, que são: a avaliação dos pontos fortes e fracos (a visão interna), e a análise das oportunidades e ameaças (visão externa). Estes aspectos devem ser analisados à luz de mais duas questões: os valores gerenciais e as responsabilidades sociais. No ambiente externo são avaliadas