A Revolução Francesa
Imagem 1 - Fase do Terror, na qual cerca de 35 mil pessoas foram mortas
INDICE
1. A Revolução
2. O que aconteceu
3. As consequências
A REVOLUÇÃO
A Revolução Francesa deu-se entre 1789 e 1799, este foi um periodo de intensa agitação política e social na França, que teve um impacto duradouro na história do país e, mais amplamente, em todo o continente europeu. A sociedade francesa passou por uma transformação épica, quando privilégios feudais,aristocráticos e religiosos evaporaram-se sobre um ataque sustentado de grupos políticos radicais de esquerda, das massas nas ruas e de camponeses na região rural do país.
Antigos ideais da tradição e da hierarquia de monarcas, aristocratas e da Igreja Católica foram abruptamente derrubados pelos novos princípios de Liberté, Égalité, Fraternité (liberdade, igualdade e fraternidade).
Imagem 2 - A Declaração dos
Direitos do Homem e do
Cidadão que garantiu direitos iguais aos franceses
O QUE ACONTECEU
Em 1987 Luís XVI convocou os conselheiros com a intenção de criar novos impostos, que iriam acabar com a isenção fiscal do Primeiro e Sugundo Estados (Claro e a Nobreza respetivamente, sendo o povo o terceiro estado), obviamente isto gerou bastante polémica e revolta por parte do Clero e da Nobreza, o que os levou as exigir a demissão dos conselheiros.
Imagem 3 – Rei Luís: Simbolo de luxo e autoridade nesta nação empibrecida
CONVOCAÇÃO DOS ESTADOS
GERAIS
Imagem 4 – Assembleia Inaugural dos
Estados Gerais
Com a convocação dos estados gerais cabia ao Claro e á Nobreza era válido apenas 1 voto por Estado, enquanto do terceiro estado, cada um do dos 1137 representantes deveriam votar.
Os deputados dos três estados eram unânimes em um ponto: desejavam limitar o poder real, à semelhança do que se passava na vizinha Inglaterra e que igualmente tinha sido assegurado pelos norte-americanos nas suas constituições.
No dia 5 de maio, o rei mandou abrir