Gestão do Tempo
GESTÃO DO TEMPO
O tempo não pode ser controlado, apenas medido, sentido e vivido. É consenso que o tempo é um recurso não renovável, ou seja, não se recupera o tempo perdido em qualquer situação da vida. Cabe às pessoas utilizar o tempo de forma mais adequada possível. Isso já seria um bom motivo para aprender a aproveitar o máximo de cada momento, ou seja, gerir o seu tempo. Porém o que mais se escuta das pessoas é que elas não têm tempo. Por que isso acontece? O que é feito com o tempo que elas têm?
Além de ser um recurso não renovável, o tempo de uma hora é o mesmo para todas as pessoas em qualquer atividade que façam, quer estejam realizando uma tarefa no trabalho ou uma atividade de lazer. Os dias sempre têm 24 horas, e nesse espaço de tempo é preciso dedicar-se ao trabalho, ao lazer, à família, ao cuidado com a saúde, ao desenvolvimento, ao descanso, etc.
Reconhecer que o tempo é o mesmo para qualquer pessoa é um dos fatores para aprender fazer sua gestão. Também é preciso perguntar a si mesmo se está dedicando o tempo adequado para cada aspecto de sua vida (profissional, familiar, pessoal ou social): o que é possível fazer para gerir o tempo dedicado a cada um desses aspectos?
Aprender a planejar e priorizar são dois outros fatores fundamentais para que isso aconteça tanto na vida pessoal quanto profissional. Essa aprendizagem poderá contribuir para que as pessoas tenham mais produtividade no trabalho e melhor qualidade de vida.
Muitas vezes, a agilidade trazida pelas novas tecnologias estimula as pessoas a acumularem tarefas desconsiderando que o dia continua tendo apenas 24 horas. Quais são as consequências disso? Pessoas ansiosas, estressadas e insatisfeitas com o resultado do trabalho que realizam.
Afinal de contas, não dá para fazer com qualidade muitas coisas ao mesmo tempo. É preciso aprender a lidar com o tempo que se tem para melhor aproveitá-lo.
Há pessoas que aproveitam bem o tempo, produzem, trabalham, estudam, se