Educação freireana
MUDANÇAS PROPOSTAS POR PAULO FREIRE, SOBRE CONCEITOS: ESCOLA PROFESSOR E ALUNO.
Paulo Freire, através de seus pensamentos inovadores, trouxe grandes mudanças para a área da educação, não só brasileira, como também em âmbito internacional, onde foi reconhecido. E neste período, ele enfrentou barreiras e criticas, quanto aos seus métodos inovadores de ensinos para a época. Paulo Freire teve como base o senso comum e a DODISCÊNCIA, para que seus métodos tivessem eficácias, e também adotou o ensino regionalizado, trazendo com isto a diferença cultural de cada povo.
Ele nos mostra ainda, a visão de que a educação deve ser empregada como troca de experiências, e com isto tem que acontecer a interação professor e aluno, e não a de professor X aluno. Através disso, mostrar ainda que o ensino não necessita ser tedioso, chato e sem interesse para que com isso, parte dos alunos não se evadam das escolas, por conta do tédio e do clima tenso nas salas de aulas.
Uma das propostas de Paulo Freire foi a criação de novos nomes para designar a escola, o professor e o aluno, chamando-os assim: Círculo de Cultura - a escola; Coordenador de Debates - o professor; e os Participantes de Grupo - os alunos. Com estas intitulações Freire quis ainda retirar aquela mentalidade de educação a qual os alunos vão para a escola onde é um local que não se pode rir, brincar, reclamar, ponderar e muito menos questionar os métodos, ora divulgados aos alunos. O professor entraria com a concepção de que os alunos estão ali só para aprenderem, e que não se deveria perguntar sobre nada que lhe foi imposto, e quanto aos alunos, a estes, só lhes restavam o término das aulas e decorarem o que foi passado.
Com as propostas elaboradas por Paulo Freire, através de modelos práticos de educação, faz com que alunos e professores interajam, e que a liberdade seja praticada sem que não se perca o respeito de ambos as pontas, ou seja, aluno e professor. E o professor, pode sim ser um