Acido base
Publicado em 28/11/2005
A titulação é um dos processos mais utilizados em química analítica quantitativa. É uma técnica volumétrica em que através da medição rigorosa de volumes é possível determinar a concentração de uma solução utilizando outra solução cuja concentração é conhecida (solução padrão).
Neste processo adiciona-se uma solução, que é colocada na bureta (titulante), à outra solução que se encontra no Erlenmeyer (titulado) ocorrendo entre as duas uma reacção ácido-base.
O ponto de equivalência da reacção é atingido quando o número de moles de iões H3O+ provenientes do ácido iguala o número de moles de iões OH- provenientes da base. Este ponto é determinado, na prática, pelo chamado, ponto final o qual é detectado, por exemplo, através da mudança de cor do indicador colorimétrico mais apropriado à referida titulação ou através da curva de titulação.
Exemplificando...
Durante uma titulação entre o ácido sulfúrico e o hidróxido de sódio, ter-se-á a seguinte reacção global:
H2SO4 (aq) + 2NaOH (aq) → Na2SO4 + 2H2O (l)
De acordo com a definição indicada acima, se a solução de ácido se encontrar no Erlenmeyer e o NaOH na bureta, o primeiro será o titulado enquanto que o segundo será o titulante, independentemente de se conhecer previamente a concentração (ou título) da solução de NaOH ou de ácido.
No ponto de equivalência verifica-se, assumindo que as concentrações das duas soluções se encontram em molaridade:
([H2SO4]×VH2SO4)/1= ([NaOH]×VNaOH)/2 que corresponde à igualdade referida, ou seja, o número de moles de protões cedidos pelo ácido iguala o número de moles de iões hidroxilo fornecidos pela base, que irão produzir água.
OBJETIVO
Determinar o preparo de soluções acidas e básicas através das teorias e das praticas e pelo processo de titulação encontrar sua padronização, assim essas soluções podem ser corrigidas pelo seu fator de correção, descobrindo assim se a solução esta corretamente preparada.