Educação Formal
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Maria de Nasaré Silva Kamimura – RA: 2330434137
Girlaine Maria dos Santos – RA: 7581599569
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Competências Profissionais”, sob orientação do professor-tutor à distância Fernanda Tamborim Montez Borges
São José dos Campos
2014
APRESENTAÇÃO.
Este trabalho visa tornar-se relevante para a formação de profissionais críticos que entendam não somente as situações problematizadas em aula, mas que atuem com consciência na sociedade produzindo situações de aprendizado reflexivo em relação às vivências.
O QUE É A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL?
Ao elaborarmos nossa pesquisa vemos que a educação não formal resulta de grupos que se empenham na alfabetização de adultos, de empresas que oferecem cursos de aperfeiçoamento de habilidades para seus empregados, de igrejas, que reúne fiéis para ensino religioso, de comunidades que preparam jovens para o exercício da cidadania.
A educação é considerada como um dos principais mecanismos de transformação de um povo ou sociedade, logo, precisa estar de forma democrática e comprometida estimulando a formação de valores, hábitos e comportamentos que respeitem as diferenças, seja ela, cultural, étnica, religiosa, sexual ou qualquer que seja.
Portanto, devemos colocar em prática uma educação voltada para a construção dos valores essenciais a sobrevivência humana, como o direito a vida, o respeito à diversidade e ao meio ambiente.
Uma educação voltada para a formação do indivíduo, onde todas as crianças sejam vistas como seres capazes de se desenvolverem plenamente e sejam oferecidas a eles condições necessárias para isso.
Uma educação que contribua para a transformação