Educacao Formal
5. Conceitos
5.1. Educacao
Segundo Read (2001), educacao e um processo que visa proporcionar o crescimento do que e individual em cada ser humano harmonizando com unidade organica ao qual o individuo pertence.
Para Libaneo, é (1994, p.17) “[...] prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e a transformá-lo em função de necessidades econômicas, sociais e políticas da coletividade.”
Durkheim (1984), a educacao consiste numa socializacao metodica da nova geracao pelas geracoes adultas com vista a criar uma sociedade homogenia.
Os autores olham a educacao como um processo que visa a integrar o individuo na sociedade, partilhando os mesmos valores, com vista a ser aceite por todos.
5.2. Educacao Formal
A educação com reconhecimento oficial, oferecida nas escolas em cursos com níveis, graus, programas, currículos e diplomas, costumam ser chamada de educação formal. http://www.casadaciencia.ufrj.br/Publicacoes/terraincognita/cienciaepublico/artigos/art14_aeducacaoformal.pdf A educação formal é um sistema institucionalizado que é cronologicamente graduado, além de ser hierarquicamente estruturado, se estendendo assim da escola primária até a universidade. Vale citar que a educação formal é aquela que começa com a criança na escola aprendendo os itens básicos para o seu saber, como por exemplo, ler escrever, as quatro principais operações, matérias como geografia, português, história, entre outros. Isto se estenderá por toda a vida estudantil da pessoa.
Normalmente a educação formal é aquela que é oferecida pelo governo ou submetida a ele, já que uma das responsabilidades de qualquer governo, seja ele municipal, estadual ou o federal é prover a educação à população. http://www.perguntaria.com.br/qual-a-diferenca-entre-educacao-formal-e-informal.aspx Caracteristicas da Educacao Formal
A educacao formal apresenta as seguintes caracteristicas:
1.