Educação especial
Daniela Da Cruz Souza 1054027048
Taboão da Serra
Junho / 2013
Taboão da Serra.
Daniela Da Cruz Souza 1054027048
Trabalho apresentado a professora Tutora Amaralina Cardoso Cruz, da Faculdade Anhangüera da cidade de Taboão da serra, para demonstrar o cumprimento das atividades colaborativa da disciplina de Educação Especial.
Taboão da Serra
Junho / 2013 1. Apresentação e definição dos conceitos integração escolar, inclusão escolar e educação especial desenvolvidos no texto indicado e nas aulas-tema 1, 2, 3 , 4 e 5 da disciplina.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008)foi elaborada segundo os preceitos de uma escola em que cada aluno tem a possibilidade de aprender, a partir de suas aptidões e capacidades, e em que o conhecimento se constrói sem resistência ou submissão ao que é selecionado para compor o currículo, resultando na promoção de alguns alunos no processo escolar.
A educação especial transfere todos os níveis, etapas e demais modalidades de ensino,
Sem substituí-los, oferecendo aos seus alunos serviços, recursos e estratégias de acessibilidade ao ambiente e aos conhecimentos escolares.
As pessoas com deficiência intelectual e física eram consideradas ineducáveis. Despertaram entretanto interesse de médicos e pedagogos que passaram a acreditar no potencial de aprendizagem de pessoas com deficiência.
Podemos dizer que o conceito de normalidade/anormalidade varia de acordo com a época, a cultura e os interesses sociais.
2. Contextualização da inclusão e do papel da Educação Especial na educação brasileira.
O princípio fundamental da escola inclusiva foi que todas as crianças devessem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter. As escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades de seus alunos, acomodando estilos e ritmos de aprendizagem e