Expressionismo alemão
Movimento cinematográfico
Introdução
Neste trabalho será abordada de uma forma simples e de fácil entendimento a história de uma das vanguardas artísticas do cinema, o expressionismo alemão. Como surgiu esse movimento, quais são suas características, Estética, cenografia, fotografia, mise-en-scène, temática, tipos de personagens e estrutura narrativa. Essa manifestação artística que se deve a uma fusão entre o pessimismo e o cenário desolador encontrado no país no pós-guerra. E mesmo assim, criaram uma forma única de fazer cinema que inspirará diretores e telespectadores.
História: Surgimento do movimento expressionista alemão.
O expressionismo alemão foi um estilo cinematográfico cujo auge se deu na década de 20. Essa arte expressionista teve influência, como o próprio nome sugere, da pintura. No campo do cinema, o expressionismo alemão teve seu apogeu após a primeira guerra mundial. A Alemanha sai da guerra, além de enfraquecida e completamente empobrecida, humilhada e ressentida. E é dentro deste quadro que sofrerá influência do Expressionismo, um movimento artístico moderno. É muito interessante como cada sociedade responde as épocas de crise ou de desilusão. Pros alemães, o jeito foi colocar pra fora – e de uma maneira bem única – todo o conflito emocional que estava entalado na garganta.
Quando se vive em um país destruído pela guerra, sem muitos recursos para a importação de cultura, o jeito foi partir pra produção nacional. Em cima disso, os cineastas e roteiristas não tinham mais desejo ou até perspectiva de explorar a realidade, já que na época a realidade era muito cruel, cheia de desilusão, sofrimento e miséria. Em cima disso, a criação não se baseava mais no que se via propriamente dito, mas no que se sentia.
A resposta para “o que é o Expressionismo Alemão?”, seria: Que mais que um movimento estético, foi (pelo menos no início do século passado) uma espécie de estado de espírito comportamental. Fruto de uma