Expressionismo Alemão
Nosferatu
Título Nacional: Nosferatu
Título Original: Nosferatu – Eine Symphonie des Grauens
Lançamento: 1922
Duração: 84 min
Dirigido por: Friedrich Wilhelm Murnau
Elenco: Max Schreck, Gustav von Wangenheim, Alexander Granachmais
Gênero: Fantasia, Terror
Nacionalidade: Alemanha
Cor: Preto & Branco
Tipo de filme: longa-metragem
Sinopse
Hutter (Gustav von Wangenheim), agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock (Max Schreck), que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen (Greta Schröder), a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.
Comentário
Filme característico do início da década de 20, sendo representado em preto e branco e mudo. Representa a história do conde Drácula, porém com adaptações no roteiro e nomes dos personagens ali apresentados. Apresenta contrates nítidos entre luz e escuridão, e, vida e morte, com visual gótico e sombrio. Representa a história de um vampiro que controla a tudo e todos com seus poderes sobrenaturais, tem sede de sangue e vida. E utiliza da escuridão para simbolizar o passado recente da civilização prévio as lâmpadas e a eletricidade.
Dr. Caligari
Título Nacional: O Gabinete do Doutor Caligari
Título Original: Das Kabinett von Dr. Caligari (The Cabinet of Dr. Caligari)
Lançamento: 1919
Duração: 78 min
Dirigido por: Robert Wiene
Elenco: Werner Krauss, Conrad Veidt, Lil Dagover
Gênero: Drama, Suspense e Fantasia
Nacionalidade: Alemanha
Cor: Preto & Branco
Tipo de filme: longa-metragem
Sinopse
Francis (Friedrich Feher) e o amigo Alan (Hans Heinrich von Twardowski) visitam o gabinete do Doutor Caligari (Werner Krauss), onde conhecem Cesare (Conrad Veidt), um homem sonâmbulo