O Expressionismo Alemão
A Alemanha estava com sérios problemas. Cidades destruídas, economia frustrante, desemprego e até fome entre a população. Sem ajuda, eles viviam uma verdadeira crise. Havia uma depressão generalizada entre a população, principalmente entre os alemães da classe média e baixa, os quais as regalias eram ainda muito menores. Insatisfação e pessimismo também eram uma das características daquela época. Muitos artistas de épocas antes eram inspiração, tais como Van Gogh.
O expressionismo era emoção, imaginação. As pessoas não estavam satisfeitas com as próprias vidas, o que as deixavam mais propícias a criarem histórias e situações fantasiosas, para fugir daquela realidade decadente.
A estética e a maquiagem eram de muita importância, usando maquiagens como pastas brancas nos rostos e linhas negras pelo rosto pálido.
De forma grosseira, o Expressionismo Alemão – a arte como um todo – é uma enorme distorção sobre tudo, cores fortes e críticas subjetivas sobre aquele estado de espírito.
E, vale lembrar, que por ser uma época decadente e negativa ao ver dos alemães, a maioria dos filmes foram destruídos pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial, sendo resgatados recentemente.