Educação corporativa
Papéis e responsabilidades na Gestão Corporativa
Educação Corporativa e o papel do Chief learning officer
A educação corporativa (EC) tem como elemento representativo nas organizações a chamada Universidade Corporativa, que, no entender de Allen (2002),
“É uma entidade educacional que é uma ferramenta estratégica desenhada para assistir sua organização-mãe na consecução de sua missão pela conduta de atividades que cultivam o aprendizado, o conhecimento e a sabedoria, tanto do individuo quanto da organização.”
Educação Corporativa e o papel do Chief learning officer
De uma forma mais genérica, podem-se considerar as atividades educacionais inseridas no contexto organizacional como sendo um SEC. A finalidade básica de um SEC em uma organização é, no nosso entender (EBOLI, 2004), fomentar “o desenvolvimento e a instalação das competências empresariais e humanas consideradas críticas para viabilização das estratégias de negócios”, de uma forma sistemática, estratégica e contínua. Percebe-se, assim, o poder e a importância desse conceito em um cenário de extrema competitividade, como o atual, na criação de valor real agregado às pessoas envolvidas e ao negócio em si.
A evolução de um sistema de treinamento para um SEC ocorre a partir do momento em que se passa a considerar a gestão de competências, em vez do tradicional sistema de treinamento e desenvolvimento, T&D (EBOLI, 2004).
Diferenças entre T&D e EC
Papéis e responsabilidades dos líderes empresariais
O grande divisor de águas entre um SEC bem-sucedido e um projeto que não sai do papel é o envolvimento da área de gestão de pessoas e dos líderes empresariais de modo geral, com capacidade de se aprimorarem desse sistema como uma ferramenta poderosa para desenvolver pessoas e, assim, viabilizar a estratégia empresarial. A EC deve permear toda a cultura organizacional e fazer parte do cotidiano da organização, e o papel dos líderes empresariais é crucial nesse sentido, afinal,