Educação ambiental no ensino de geografia
O presente trabalho tem procura analisar com é trabalhado a Educação ambiental no cotidiano escolar, pois esta se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura desenvolver no educando e na comunidade uma consciência crítica sobre a problemática ambiental.
Logo, busca-se compreender como este tema está sendo trabalhado, propondo a partir de pesquisas bibliográficas e projetos pedagógicos, ligando os conteúdos pragmáticos a realidade da comunidade local, criando situações de conscientização nos alunos, professores e comunidade. Tenta-se enumerar as dificuldades enfrentadas pelos professores na elaboração de atividades interdisciplinares que os auxiliem.
Palavra-chave: Educação Ambiental, Ensino, interdisciplinar.
Objetivo
Analisar, primeiramente, os conceitos adquiridos durante o cotidiano escolar sobre meio ambiente, para observar e questionar fatos e situações de modo crítico, entender o papel da geografia e dos trabalhos interdisciplinares no ensino da Educação Ambiental.
Promover um trabalho de integração dos alunos à realidade local. Propondo à correlação destes conteúdos com o ambiente no qual o aluno está inserido, auxiliando a aprendizagem e a melhor compreensão do espaço e suas inter-relações.
Analisar se e como o professor trabalha com Educação Ambiental, e a contribuição da Geografia no desenvolvimento do tema.
Projeto de Pesquisa entregue na disciplina de Metodologia de Ensino em Geografia, pela Professora Julia L Pereira das Dores*************
Desenvolver a percepção em diversos fenômenos naturais, encadeamentos a relação causa/efeito que condicionam a vida e o espaço (geográfico), posicionando criticamente diante da realidade.
Fundamentação Teórica
Diante de um mundo alicerçado na industrialização, o homem tem interferido cada vez mais na natureza para suprir suas necessidades, seus desejos capitalistas e