EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Este trabalho tem por justificativa abordar a educação ambiental, pois a partir do momento em que o homem começou a modificar a natureza, plantando e colhendo, criando animais, erguendo construções, o planeta deixou de ser apenas uma paisagem natural para se transformar geográfico: um espaço humanizado, construído por meio do trabalho. À medida que mudam os instrumentos de trabalho, a sociedade também vai se modificando surgem novas formas de pensar, de morar, de se relacionar e vão surgindo também as graves conseqüências ambientais do homem ao uso dos recursos naturais no desenvolvimento das atividades econômicas, atribuídas ao fluxo de material e energia manipuladas pelas atividades humanas que impõe ao meio ambiente graves efeitos negativos, como vegetação alterada por conta da agricultura e pecuária extensiva, destruição da mata ocasionadas por queimadas causando erosão do solo. Por isso, ao olhar uma paisagem não podemos deixar de refletir sobre o modo como vive a sociedade que a construiu, e assim discutir as novas formas de organização social que surgem como avanço tecnológico. Particularmente, a ciência geográfica vem contribuindo cada vez mais ativamente, na tomada de decisões que atentem para a importância da preservação e conservação ambiental.
A Geografia enfoca a necessidade de se promover a Educação Ambiental como primeiro passo a ser dado, quando se deseja mobilizar pessoas para ações relacionadas à preservação ambiental. Nesse sentido, formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades individuais, faz-se necessário, uma vez que o âmbito escolar enquanto produtor e propagador de conhecimentos sistematizados deve está em consonância com os problemas atuais da sociedade.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por justificativa abordar a educação ambiental, pois a partir do momento em que o homem começou a modificar a natureza, plantando e colhendo, criando animais,